sexta-feira, 17 de agosto de 2007
1956
Acompanhei diversos acontecimentos neste ano de 1956, dentre eles posso citar na área de economia e política no mundo o ataque de Nikita Khruschev à veneração de Stálin como sendo “culto à personalidade”, caracterizando a “desestalinização”, em 23 de fevereiro.





A URSS invade a Hungria para conter a Insurreição Húngara (26 de outubro).












Estudantes em manifesto da Revoluçao Húngara






O cominform foi dissolvido após a reaproximação soviética com a Iugoslávia.



Em 29 de Outubro ocorreu a crise de Suez : Israel invade a península de Sinai e força as tropas do Egito para o outro lado do Canal de Suez. Em 2 de Dezembro Fidel Castro e seus seguidores desembarcam em Cuba, inicializando a guerrilha contra a ditadura de Fulgencio Batista.






Fulgêncio Batista






Marrocos e Tunísia se tornaram independentes nesse ano, ambos eram colônias da França.






No Brasil , em 1º de fevereiro, o novo presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, expõe em seu primeiro dia de governo um excelente plano desenvolvimentista que promete fazer o país avançar “50 anos em 5”.








Juscelino entregou aos exímios arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer o projeto para a construção da nova capital brasileira, Brasília, que seria construída na região do Planalto Central.




Planta de Brasília






Um fato marcante para a economia do Brasil foi a fabricação do primeiro automóvel nacional, denominado Romi-Isetta.
Na área de ciência e tecnologia em contexto mundial foi criado o importante componente eletrônico chamado de Transistor, responsável pela revolução eletrônica na década seguinte, e com isto os inventores William Bradford Shockley,John Bardeen e Walter Houser Brattain receberam o prêmio Nobel da Física. Cyril Norman Hinshelwood e Nikolay Nikolaevich Semenov também conseguiram o prêmio, dessa vez na Química, com sua pesquisa no mecanismo das reações químicas.
Ainda me lembro que no Brasil foi criado o CNEN(Comissão Nacional de Energia Nuclear), que funciona como órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, estabelece normas e regulamentos em radioproteção e licencia, fiscaliza e controla a atividade nuclear no Brasil.
Lembro que fatos marcantes contribuíram para o desenvolvimento da arte e cultura no mundo: as restrições do Código de Produção sobre o aborto e outros assuntos sensíveis tornam-se menos apertadas e a venda dos filmes da Warner produzidos até 1950 a um grupo de investidores.Em 22 de março, o reverendo Martin Luther King Jr. é considerado culpado dos boicotes ao serviço de ônibus de Montgomery, Alabama, nos EUA. Fato que contribuiu para a sua conduta de anti-racismo nos seguintes anos. Luther King é um exemplo para a sociedade.







Martin Luther King





Sem falar na bela norte-americana Carol Morris que foi eleita a Miss-Universo. E o rock’n roll iniciava sua inexorável caminhada rumo à conquista dos corações e mentes da juventude brasileira, segmentando, pela primeira vez, o mercado fonográfico, ao criar diversos ritmos para a moçada tupiniquim. Nas paradas de sucessos desse ano, já despontavam, ainda que em modestas posições, vários hits dos jovens cantores norte-americanos, com destaque para Elvis Presley.
















Lembro que vi esse show na tv...






Outro fato marcante é realização da primeira olimpíada no Hemisfério Sul, mais precisamente em Melbourne, Austrália. Infelizmente, a política internacional, extremamente tensa naqueles dias de Guerra Fria, foi responsável pelos primeiros boicotes e desistências dos Jogos Olímpicos
Enquanto isso, no Brasil: Grande Sertão: Veredas é um livro de Guimarães Rosa escrito em 1956 e é um dos mais importantes livros da literatura brasileira. Pensado inicialmente como uma das novelas do livro "Corpo de Baile".

Escrito por Ferdinand as 03:41

2 Commentários:

Blogger Mulheres em Trânsito Disse...
Muito legal - nasci nesse ano e queria saber alguns fatos marcantes. Obrigada por ter feito esse levantamento e ter compartilhado conosco.
Abraços,
Vânia

4 de junho de 2013 às 13:30 
Blogger Unknown Disse...
Sempre fui curioso pra saber quais foram os acontecimentos neste ano em que nasci....

30 de abril de 2020 às 16:35 

Postar um comentário

<< Voltar

Decada 50

Powered by Blogger

Nome: Ferdinand Von Zeppelin
Cidade: Salvador-BA
Gosto: "O segredo da verdade é o seguinte: não existem fatos, só existem histórias".
Não gosto: "Más lembranças da Segunda Guerra..."